terça-feira, 17 de novembro de 2009

Ensinar Com as tecnologias e mídias DigitaisProjeto Meio Ambiente


ENSINAR COM AS TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS
ATV. 5Analisando o plano de aula “História da Dona Baratinha” Contado por Braguinha, percebi que o mesmo procurou trabalhar a realidades dos seus alunos. Com certeza alguns deles possuem um bicho de estimação assim como muitas outras pessoas, principalmente quem reside na zona urbana. A professora da Turma do Alfabetizar Com Sucesso usou uma estratégia muito boa desde o título até a forma de avaliação do plano. Uma vez que para trabalhar com alunos especiais o professor tem que ser criativo e objetivo. O procedimento que ela utilizou no plano como por exemplo: levantamento prévio, exibição de vídeos, uso de laboratórios, tabelas, fantoches, textos, imagens entre outros, foram o ponto fundamental para utilizar as TICs oportunizando os alunos a inserir-se também no mundo digital e com certeza seu plano foi rico e proveitoso.



PROJETO MEIO AMBIENTE
PROJETO MEIO AMBIENTE1- Apresentação2- Público Alvo3- Duração4- Objetivos5- Metodologias6- EstratégiasEQUIPE:Dilma, Dilza,Dalcineide e Ridailda
- ApresentaçãoA Educação Ambiental nunca teve uma política bem definida aqui no Brasil, embora a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica do país.Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação infantil.2- Público AlvoEste projeto é destinado a criança de 6 a 7 anos alfabetizadas cursando o 1º ano de Ciclo ou do ensino fundamental.3- Duração:Este tem projeto tem a duração de 12 dias, constando de 10aulas, tendo cada aula 04 horas diária.4- Objetivos: Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;- Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza;- Desenvolver e estimular na criança a criatividade;-Estimular a leitura e a escrita;-Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração);-Desenvolver a oralidade, a socialização;- Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.5- Metodologia:A metodologia utilizada para a realização deste projeto se valerá de pesquisas em sites, aula passeio, música, vídeo educativo, história infantil, jogos, software educativo.6- Estratégias: AULA: História infantil que trate da questão do meio ambiente;- Conversa dirigida a respeito da história: interpretações, opiniões, o que eles entende por meio ambiente; a situação atual deste meio;- Pedir para que os alunos recontem a história utilizando a escrita e o desenho;-Explanação dos seus trabalhos.AULA: Exposição de fotos de demonstrem a degradação do meio ambiente;A partir das fotos, pedir para os alunos elaborar e escrever frases ou pequenos textos que descrevam as fotos, construindo um mural na sala de aula;- Visita ao site: www.uol.com.br/ecokids/ que trata da questão da preservação do meio ambiente. Está visita ao site será uma atividade de leitura e exploração do site. 1ªAULA: Apresentação de um vídeo educativo infantil, que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem;Comentários sobre o vídeo; Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos que podem ser reciclados; 2ªAULA:Reciclando e Brincando com a Matemática. Confecção de um boliche com garrafas de “pet”; Cada aluno deverá levar uma garrafa de “pet” (garrafa plástica de refrigerante) para a confecção do boliche; Cada um irá pintar sua garrafa com cores diferenciadas, pois cada cor corresponderá a um número; Construir junto como eles o quadro que servirá de legenda para identificação da cor com seu respectivo número;Inicia o jogo; Neste jogo pode ser trabalhada adição, subtração, quantidade.3ª AULA:Aula Passeio. Proporcionar a turma um passeio (pela cidade, bairro, ruas próximas a escola), onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades;Após o retorno pedir para que eles criem um desenho e um pequeno texto, a partir do passeio, para ilustrar a situação de degradação ao meio ambiente que mais lhe chamou atenção. (obs: nesta atividade o professor pode também listar com eles as degradações encontradas e depois dividir quem vai falar sobre o quê.);Como atividade de casa uma pesquisa em livros, sites, revistas, jornais, etc, que tragam soluções para o problema que está sendo trabalhado por eles; 4ªAULA:Socialização das construções e das pesquisas; Agora eles irão construir um pequeno texto com ilustrações para apresentar as soluções que foram pesquisadas para o problema que esta sendo estudado; Propor aos alunos a confecção de uma cartilha, feita por eles, onde irão apresentar através de textos e desenhos os problemas que agridem o meio ambiente e as possíveis soluções para esses problemas; ( obs: a confecção desta cartilha será feita no software KidPix. Os textos e os desenhos serão trabalhados em duplas.);Apresentar a turma o software KidPix e permitir que eles manusear e conheçam.5ªAULA:Trabalhando com Música. Apresentar a eles o texto da música de Chico César (Xote Ecológico) e falar um pouco sobre o autor; Fazer uma leitura individual e coletiva do texto musical; Ouvir e cantar a música;Interpretação da música (conversas dirigidas pelo professor)Ditado de palavras retiradas do texto.6ª AULA: Iniciar a construção da cartilha; Em dupla, e com o auxilio do professor, os alunos deverão arrumar os textos, aquele que foi produzido individualmente a partir da aula passeio, relatando sobre um problema de degradação constatado por eles, e transforma-los em apenas um texto para ser digitado no KidPix. ( obs: o professor deve arrumar a dupla de acordo com os textos produzidos onde os dois alunos tratem do mesmo problema.); Digitação dos textos.7ªAULA:Reciclando Papel No primeiro momento desta aula o professor irá propor a turma um trabalho de arte no qual será utilizado papel reciclado; O professor apresenta alguns materiais que foram construídos com papel reciclado e explica para os alunos como se dá o processo de reciclagem de papel; Com os materiais, já previamente prontos, o professor juntamente com os alunos inicia o processo de reciclagem de papel;Digitação do trabalho. 8ªAULA:Depois de seco, papel reciclado, será usado para pinturas e desenhos; Ilustração da cartilha (o professor deve orientar ao aluno que a ilustração deve ser feita de acordo com o seu texto)9ª AULA:Está aula será dedicada aos preparativos para a Feira do Meio Ambiente, onde os alunos irão apresentar e distribuir as cartilhas preparadas por eles e também fazer a exposição dos trabalhos construídos a partir de reciclagens.10ª AULA:Exposição da Feira do meio ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário